terça-feira, 17 de maio de 2011

Procura-se um amor

O frio tem o estranho poder de me deixar mais carente. É sempre assim, alguém puxa a conversa sobre o tal do tempo e logo surge a pérola: “Huuum, friozinho! Bom pra ficar debaixo da coberta assistindo a um filminho e tomando um vinhozinho”. Tudo fica tão “inho inho”, que começo a ter birra até do boliiiinho (o caipira!).
Nos últimos outonos e invernos da minha vida, dividi a coberta e a garrafa de vinho com metades de mim que já não existem mais. Neste, as coisas vão ser diferentes. Estou pensando em comprar um aquecedor elétrico e um bom par de pantufas, dispensar o vinho e ir pra beira do fogão fazer um chocolate quente. Nada de filme (geralmente eles têm umas trilhas sonoras que deprimem). Acho que vou ler uns livros que estão na estante juntando poeira. De trilha sonora, no máximo um instrumental do Tom. E de carinho, só as lambidinhas da minha vira-lata!

Passei por um período em que optei por não me envolver com ninguém – embora no fundo rezasse para aparecer alguém que me fizesse perder o juízo e a razão!
Passar por essa abstinência de sentimentos me fez amadurecer. E isso não é um clichê. Aprendi que as pessoas que “não têm” defeitos são as primeiras a irem embora da vida gente, pelo simples fato de que são feitas de ilusão.

A fase cinza passou e eu não quero chegar ao ponto de não acreditar mais nas pessoas e no caráter delas.
A vida vai bem, obrigada. Mas está faltando o coração disparar quando penso em alguém. Sinto falta de acordar e ter aquele primeiro pensamento que dá razão pro dia ser melhor.

Tô sentindo falta de dormir de conchinha, de preparar um jantar, de planejar viagem, de ajudar a guiar no mapa (homens são péssimos quando se trata de localização). Sinto falta de levar a toalha no banho, de andar no parque de mãos dadas, de pegar a última sessão de cinema no sábado. Falta de fazer massagem, de ser surpreendida por um abraço e simplesmente ficar em silêncio (às vezes é bom sentir o momento sem falar nada). Sinto falta do que ainda não vivi com alguém que desconheço!
Procura-se um amor...

...alguém que seja de verdade – que tenha a verdade nos olhos e nos gestos. Alguém que tenha problemas, que precise desabafar. Quero ouvir, ajudar, pensar em soluçoes, dar força, testar hipóteses junto.  
Quero alguém que tenha anseios e me que inclua neles. Alguém que expresse opinião, mesmo que seja divergente da minha. Alguém que faça piada dos próprios desajustes, pra eu rir e ver nisso, um charme. Quero ter segredos com alguém. Alguém que use bermuda com furos e que ande de chinelo em casa. Quero alguém que sinta dor de barriga, que troque lâmpada, que lave o carro, que saiba escolher batata no supermercado.  
           
Afinal, é possível duas pessoas se gostarem simultaneamente?!
Tô achando que essa vida é um eterno desencontro de interesses. Se for, já era. Eu não quero perder tempo com essas relações que começam com joguinhos. Não quero ter que mover o mundo pra conquistar. Quero que a sublimidade de um encontro aconteça pelo olhar. Simples assim. Eu gosto de você. Você gosta de mim. Eu não ofereço risco pra você. Você não oferece risco pra mim. Eu não tenho medo de você e nem você de mim. Eu não vou brincar com os seus sentimentos nem você com os meus. E viveremos felizes para sempre – ou até onde valer a nossa tolerância. Fato, as relações podem acabar!

Por uma vida menos complicada. Por pessoas menos solitárias. Se houver alguém nesse mundo que fale a mesma língua que eu, por favor, apareça...eça...eça...eça!      
           


           

           



8 comentários:

  1. Acho que essa pessoa ja apareceu, ou vem aparecendo na sua vida desde sempre.

    ResponderExcluir
  2. Sera que essa pessoa nao esta so morando um pouco longe??

    ResponderExcluir
  3. Por coincidência, hoje na hora do almoço li este texto do Arlando Jobor, me lembrei de você... :)

    As vezes eu não sei o que quero da vida, e as vezes eu não sei o que esperar das pessoas.
    Já tive planos e já pensei que seria o que hoje já não quero mais ser.
    Me fizeram acreditar que amor pra valer eu ia sentir só uma vez na vida, e que as outras vezes iria ser um “gostar apaixonado”, e que esse gostar era coisa pequena, coisa sem valor.
    Me fizeram acreditar que eu só iria ser feliz realmente quando encontrasse a minha alma gêmea, e que quando ela surgisse na minha vida meu coração iria bater mais rápido, minhas pernas tremer, meus olhos brilhar e meu coração se abrir sem medo.
    Me fizeram acreditar que alguém iria me amar de verdade apenas uma vez, e se eu não valorizasse tal sentimento nunca mais iria encontrar algo semelhante.
    Me fizeram acreditar que só existe uma fórmula para a felicidade, e que se eu escapasse dela estaria condenada a infelicidade.
    Me fizeram acreditar que a gente não aprende gostar das pessoas, e que a insistência é a base do fracasso.
    Me fizeram acreditar que a beleza exterior é uma carta de recomendação, e que esta abre tantas portas quanto a inteligência.
    Me fizeram acreditar que a leitura ensina pessoas a questionarem sua propria infelicidade.
    Me fizeram acreditar que os outros resolvem os problemas da minha mente.
    Me fizeram acreditar que eu sigo um caminho já traçado e um destino já imposto, que as minhas próprias escolhas não fazem diferença quanto ao futuro incerto.
    Me fizeram acreditar que os sonhos são bobagens, que o melhor a fazer é se deixar levar.
    Me fizeram acreditar em todas as obviedades impostas, em todos os relacionamentos fracassados, em todas as mentes perturbadas, em toda a vida mal vivida.
    Me fizeram acreditar que assim seria pra mim.
    Ninguém contou que já nascemos inteiros, e que ninguém merece a responsabilidade de completar o que nos falta: a gente cresce através da gente mesmo. Se tivermos em boa companhia só é mais agradável.
    Ninguém contou que fórmulas para a felicidade dão errado e frustram as pessoas; sempre existem outras alternativas,
    Ninguém contou que a gente aprende a gostar das pessoas com a convivência mútua, com a vontade das duas partes, e que ninguém nasce predestinado a amar outra pessoa.
    Ninguém contou que beleza exterior é a curto prazo, que o que realmente importa são as vivências, as experiências, o aprendizado.
    Ninguém contou que se resolvem os problemas com uma mente bem treinada para não se deixar abater, e não com remédios antidepressivos e estimulantes.
    Ninguém contou que nós fazemos nossas escolhas e projetamos nosso futuro, e a decisão de caminhar por um caminho já trilhado é nossa.
    Ninguém contou que tudo depende apenas de nós, que em um relacionamento sempre existem dois lados, que amamos o quanto somos capazes e somos felizes o quanto investimos nisso.

    ResponderExcluir
  4. PENSO IGUAL A VOCE !!! QUER CASAR COMIGO ?!?!?!?

    ResponderExcluir
  5. Bruna, eu acho que você fugiu de mim quando eu manifestei meu interesse por você. Sou tudo isso que você procura, pois procuro exatamente a mesma coisa que você. Sou assim exatamente como você e passo pelas mesmas agruras. Uma vez, pelo MSN convidei você para tomar um lanche ou café comigo, mas você nada respondeu. Ou melhor, respondeu sim, com o silêncio. E depois com o fechamento do MSN. Tô esperando até hoje a oportunidade de sair com você e lhe falar tudo que passa no meu coração. Ainda dá tempo. Estou esperando. Sou muito paciente. Por favor, dê-me uma chance de ao menos falar com você pessoalmente. Beijo.

    ResponderExcluir
  6. Eu te amo Bruna, um amar assim sem a necessidade de reciprocidade...

    Um amar assim de vez em quando poder apenas ter o prazer de te ver sorrindo, mesmo que não seja para mim.

    Esse amor é o mais sublime e leal que existe, é o amor mais sincero.

    É aquele que espera apenas a felicidade e em troca quero apenas um sorriso seu.

    Tudo por um sorriso....seu.

    Um amor mundano, um amor sincero, um amor só para nos fazer feliz.

    Quero teu sorriso.

    ResponderExcluir
  7. Já saquei uma coisa da vida, ela é cheia de encontros e desencontros.
    Todos os dias, pessoas de todos os tamanhos, cheiros e pesos cruzam o nosso caminho. Se a gente vai perceber ou não, é outra história. E se o coração vai disparar ou não, também.
    Este post foi o mais acessado e o mais polêmico desde que comecei a postar meus pontos de vista nesse blog. A média de acessos subiu mais de 100% de um dia pro outro. Cliques do Japão, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra - caramba! Quem é que tem acessado de tão longe?! Tá melhor que o Badoo isso aqui! rs

    Pois bem, cada um manifestou seu feedback sobre o post como preferiu. Recebi telefonemas, e-emais, SMS e toda forma de observação que puderam fazer a respeito.
    Gente que tinha sumido há anos, resolveu dar o ar da graça. Tudo porque entenderam meu post como um anúncio de "MULHER SOLTEIRA PROCURA".

    Hora de me retratar. Meu post não foi um apelo para "pelamordideus" rolar uma piedade de mim e me pedirem em namoro. Não. Eu realmente não preciso disso. Não estou na Rua da Amargura, não sou mal-amada, não morro de solidão e nem queria que o Sílvio Santos voltasse com o "Em Nome do Amor".

    Quero mais do que mudar meu status para um "relacionamento sério" no Facebook. Quero muuuuito mais!
    Quando discorri as palavras desse post, quis exprimir o desejo de me encantar por alguém. Quis dizer que a temporada cinza já foi embora. Quis dizer que meu coração está aberto. Mas quis dizer também, e acima de tudo, que não vou perder tempo com meias relações, com pessoas que me dão preguiça, com casinhos que não me causem frio no estômago. Não, isso definitivamente não é pra mim. Não sei beijar se não houver envolvimento (não sei nem imaginar a hipótese!).
    Pode parecer careta, eu sei, mas funciono assim, movida a sentimentos.

    Palavras esclarecidas, é hora de agradecer ao carinho de todos que aqui comentaram, aos que ligaram, aos que me escreveram e-mais gigantes, às amigas que compartilharam do mesmo sentimento, à minha psicóloga que me ajuda a abrir o coração e a cabeça... Obrigada, obrigada, obrigada!

    ResponderExcluir
  8. Hoje em dia muitas pessoas reclamam de solidão, de vazio, de não encontrar ou não acreditar mais nas pessoas ou naquilo que procura. E esquecem de valorizar a sua própria companhia, de serem mais companheiro de si mesmos, de simplesmente serem mais amigos de si mesmos. Não terceirizar a sua condição de ser feliz nas mãos de uma pessoa já é um primeiro grande passo. Tenho reparado também que muitas vezes perdemos oportunidades ímpares de conhecer pessoas bacanas, por simplesmente não nos darmos abertura à ela. O coração humano é uma caixinha de surpresas, e muitas vezes falta disposição por parte das pessoas em investir tempo para descobrir o que há de belo dentro dessa caixinha. Minhas experiências passadas me dizem que as melhores relações nascem quando não há dependência afetiva entre pessoas que se curtem !!! Amizade e amor é doação, e se você não está preparado interiormente à se doar às pessoas, corre um grande risco das pessoas passarem por você e não pararem, por não terem o que colher em seu jardim. E é cuidando do seu jardim que as borboletas vêem ao seu encontro, na hora em que você menos esperar !!! Acredite !!! Investir no ser humano é como investir na bolsa. O risco é grande mas uma hora você acerta o tiro. E quem ganha é você !!!!

    Eduardo A. Ferreira

    ResponderExcluir