segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Quem é dono da culpa?!

Outro dia eu fui pega pela Polícia Militar numa dessas blitz montadas em pontos estratégicos, pra ferrar com a gente de surpresinha!

Pois bem. Achei que estivesse com o documento em dia. Desembolsei uma grana boa no começo do ano, jurando que estava pagando o pacote IPVA, DPVAT e Licenciamento. E como eu só achei, lá estavam eles para guinchar o meu carro.

Tudo bem, eu estava errada mesmo, não peguei em dia. E se tem uma coisa que eu tenho é bom senso. Se tô errada, pago pelo erro bem quietinha. Mas naquela noite eu estava bem folgada. E pensando bem, tive sorte de não ter sido presa junto ao carro, por desacato!

Eu estava na minha razão. Na porta do meu curso, roubam carro todas as semanas. E ningém faz nada. E não fazem nada porque estão ocupados demais apreendendo carros por aí, cumprindo função de Guarda de Trânsito.

É. Não teve choro nem vela que fizesse o polical me dar a chance de sair daquele fim de mundo com meu carro. Cabe um adendo, a blitz era numa avenida de zonas famosérrimas aqui em São José. Tava morrendo de medo de ir embora a pé e ser confundida com uma na rua!

E sob algumas gracinhas do tipo "vocês têm dinheiro pra ir pra balada, mas não têm dinheiro pra pagar o documento do carro..." ou "você tem cara de quem vota no Serra. Vota no Serra pra você ver se a gente não te pega mais vezes...", eu assinei a minha culpa pro policiais. Multa, apreensão, guincho... 

No dia seguinte, sábado, fui lá pagar a brincadeira. Um pacote bacana de supresinhas! Além do licenciamento, paguei o DPVAT e a multa. Resultado: menos R$341,50 na conta. Ai meus vestidinhos!

Porém, era SÁBADO minha gente. E sábado o Ciretran não abre. Nem o pátio, para retirada de veículo.
Ok! Aguardei ansiosamente a chegada da segunda-feira. Nem aproveitei o meu final de semana, porque por incrível que pareça, eu queria que chegasse a segunda-feira!
E a segunda-feira chegou. Fui ao Ciretran dar entrada nos documentos para, então, ESPERAR o delegado assinar a liberação. Liberação esta que pode demorar até 10 dias, por conta dos trâmites administrativos do Ciretran. Ooooras, a partir do momento em que o meu documento está pago, o que é que eu tenho a ver com os trâmites administrativos?! Coloquem mais funcionários, guinchem menos carros por nada, diminuam o valor do guincho e das diárias no pátio, reservem uma tolerância de 5 dias pro caboclo ter tempo para pagar as pendências, como é feito no pátio do Estado. Agora, sou eu quem tenho que pagar pela morosidade do processo administrativo de Ciretran?!

Ah! Pra diminuir minha revolta, consegui adiantar o processo de liberação, por meios não muito legais. Amigos influentes, sabe como é?! Não acho isso certo, mas também não acho certo bancar dono de pátio nem delegado que fica atrás da mesa com o c... a caneta! Com a caneta na mão!
E não querendo abusar dos clichês, é como o policial me falou no ato da apreensão, entre colocar o dele e o meu na reta, ele colocava o meu. O meu o quê?!
Pois é, Sr. Policial. Seja lá o que for meu que o senhor tenha colocado na reta, desviei e estou colocando o seu neste exato momento, já que o meu está pago!

No final das contas, o que eu devia, que era apenas o licenciamento, se transformou em R$341,50 (licenciamento, multa e DPVAT) + R$180,06 (guincho) + R$52,34 (diárias) + R$15,00 (autenticação dos documentos) = R$588,09. Isso foi o que eu gastei!

De tudo, sei que estava errada em ter atrasado o pagamento. Infelizmente, acontece. Mas de forma alguma admitiria dormir hoje sem falar sobre a minha revolta como tudo o que ví acontecer esses dias em que meu carro esteve apreendido. Os valores do pátio são absurdamente elevados - isso é meio de vida. E as condições em que os carros ficam aglutinados, é de dar dó. Parecia um monte de ferro velho empilhado na lama. Lá eu também pude presenciar um caminhão de combustível entrando e saindo minutos depois - imagino que com o tanque bem cheio.

Fica a revolta. Quem vai consertar o Brasil?!

Nenhum comentário:

Postar um comentário